Aterro Sanitário - Évora



Este trabalho foi feito em conjunto com Natália Timóteo (http://arquitectura-paisagista.blogspot.com/), e Ricardo Costa.


Disciplina de Projectos de Arquitectura Paisagista VI
Proposta de Enquadramento Paisagístico do Aterro Sanitário do Sistema Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos


Sendo um Aterro Sanitário a expressão evidente do resultado do actual consumismo, propõe-se que se assuma este enorme volume como o produto da sociedade, mostrando-o, em detrimento da sua camuflagem ou ocultação.
Deste modo, a proposta de enquadramento paisagístico para o espaço em questão está enquadrada na tipologia de Parque Temático, surgindo como uma grande área de actividades lúdicas e, simultaneamente, educativas, na área da sensibilização e educação ambiental.
Assim, pretende-se que este espaço se destine a promover uma sensibilização e educação ambiental, não só aos mais novos, junto das escolas e associações juvenis, mas também ao público em geral. Um espaço educacional em falta, actualmente, a nível nacional.
A pintura intitulada “A revolta das bonecas”, de Eduardo Viana, serviu de base à elaboração do desenho da proposta do Parque Temático, tomando este o mesmo nome – “A revolta das bonecas”. Sendo este um espaço de revolução na forma de brincar, surgiu o interesse em utilizar uma peça de arte de um pintor português como base à elaboração do desenho da proposta.

Sem comentários: