Hipódromo - Évora


































































Todo o espaço se define a partir dos diferentes alinhamentos de vegetação existentes no espaço, de Plátanos, de Eucaliptos, de Pinheiros Mansos.

O alinhamento de Eucaliptos, o mais marcante, define o caminho pedonal principal. Este caminho, que dá acesso às bancadas e ao edifício multiusos, sobrepõe-se na hierarquia, em relação aos restantes caminhos, devido ao seu pavimento mais nobre. O campo de obstáculos e a pista de corrida são definidos pela bancada que existe neste local. A forma deste campo de obstáculos é marcante devido à “transformação” que aqui ocorre, ou seja, a sensação de descontinuidade provocada pela quebra do alinhamento de Eucaliptos em volta do campo. Isto causa ao olhar uma sensação de “falta”, uma provocação que faz com que a forma do campo se acentue. Tal como um quadrado a que falta desenhar um dos vértices.

Os diferentes picadeiros encontram-se definidos entre os alinhamentos de pinheiros, todo o projecto a partir daqui se desenvolve seguindo as linhas do espaço.
Os caminhos foram criados, tendo em conta cinco tipos de utilizações:
- Dar acessibilidade viária a todo o espaço (por exemplo ambulâncias ou veterinários);
- A utilização pelo público, que utiliza principalmente as Bancadas e o edifício multiusos ;
- A passagem de utilizadores, funcionários e cavalos
- Um percurso destinado a crianças, quando o campo se encontra mais “calmo” e não há grandes actividades a decorrer;
- Um percuso para bicicletas alternativo ao existente.


A partir destes cinco critérios criaram-se diferentes tipos de caminhos. Devido à necessidade esporádica de passagem de viaturas pelo espaço, os caminhos, não são hierarquizados tanto pela dimensão (pois tornou-se preferível que os caminhos secundários fossem mais utilizados para esse fim), mas pela natureza dos pavimentos.

Sem comentários: