Malagueira - Évora








































Estudo Prévio
«O espaço a intervir encontra-se limitado a Norte pela quinta da Malagueira, a Oeste pela ribeira da Torregela, a Este pelo bairro da Senhora da Glória e a Sul pela estrada Montemor/Lisboa (EN 114). É uma zona de transição entre duas diferentes tipologias: a do bairro da senhora da Glória, um bairro dos anos 40, inicialmente clandestino, com características marcadamente rurais, onde predominam as habitações de um andar com pátios comunitários, e a da Malagueira, um bairro planeado em meados de 70, com o intuito de estabelecer uma ligação entre os bairros clandestinos envolventes (entre os quais o bairro da Senhora da Glória). Este bairro apresenta-se já com um carácter mais urbano em relação à tipologia, predominam os dois andares e os pátios são individualizados. No entanto, no planeamento deste bairro teve-se em conta o carácter rústico de toda a envolvência.
Sendo o espaço a intervir uma zona de transição entre os dois bairros, e que se encontra por sua vez repartido em diversos espaços com diferentes características, esta proposta tem como metodologia de base uma recombinação da fragmentação.
Apesar de predominar o ambiente rural nesta zona, não devemos esquecer que se trata de uma zona urbana, e de que não se deve perder a visibilidade da cidade. Assim, nesta proposta têm-se em conta os dois contínuos que sempre devem estar presentes no meio urbano:
Um onde a visibilidade da vida está patente;
O outro onde a cidade deve existir com todas as características da cidade.
Assim, através de jogos entre os elementos rústicos e urbanos, ou seja, criando uma relação entre os elementos, através de continuidades e (ou) transgressões espaciais e temporais pretende-se com esta proposta conseguir a recombinação destes elementos. »

1 comentário:

Anónimo disse...

Ana pacheco, bom dia

olá, meu nome é carlos eduardo e sou estudante de arquitetura da FAU-USP do Brasil, e me interessou muito esta proposta que você realizou para a região de contato entre malagueira e évora, sobre tudo a sua leitura do sítio.
De fato estou realizando um trabalho sobre o plano de siza para malagueira, e portanto gostaria de trocar algumas figurinhas (não sei se voês usam este termo em portugal)sobre a intervensão de siza.

meu e-mail para contato é cadu.miller@gmail.com

muito grato pela atenção, carlos eduardo